Colunistas

Vida & Carreira 30.05.2019

Se eu pudesse dar apenas uma dica para quem deseja melhorar seu desempenho individual e nos relacionamentos, diria para buscar diariamente a estabilidade emocional, que nada mais é do que administrar a constante instabilidade de emoções que cada um de nós apresenta de diferentes formas.
As emoções são resultados de reações químicas processadas dentro do cérebro. Ao liberar dopamina, oxitocina, endorfina e serotonina eu atinjo bem-estar e ao liberar adrenalina e cortisol obtenho stress. Quando consigo sustentar um mesmo estado de emoção independente das circunstâncias da vida eu mantenho uma harmonia que consegue controlar, analisar, entender e expressar nossas emoções de maneira positiva. Isso acaba refletindo em todas as áreas da vida.
Para conseguir isso eu preciso desenvolver autocontrole, autoestima, resiliência, empatia e autoconhecimento. Um trabalho árduo que requer muita observação e disciplina. Na grande maioria das vezes estamos em desequilíbrio emocional, onde oscilamos muito dependendo do que nos acontece no dia. A grande questão é que ao agir com o emocional não olhamos para o racional e acabamos obtendo os piores resultados possíveis.
É preciso aprender a conviver com as pressões e diferenças de ideias entre as pessoas para tentar manter a calma e controlar o derramamento de adrenalina e cortisol, respirar fundo e procurar fazer com que o cérebro derrame hormônios que beneficiem nosso bem-estar acima de qualquer coisa se quisermos ter resultados melhores. Não estou dizendo que é tarefa fácil, mas estou dizendo que é fundamental essa busca. Meditação, contemplar o belo, viajar, praticar exercícios, ver um filme, comer chocolate, sair com amigos ou qualquer outra atividade que dispare hormônios de amor, prazer e energia fará com que você consiga isso de alguma forma. Pode ser que não consiga todos os dias, mas só o fato de buscar esse equilíbrio te fará diminuir bastante os efeitos negativos de uma boa carga de stress que eventualmente venha ocorrer em sua vida.

Luís Carlos Machado

Jornalista MTE 18.013/RS Graduado em Marketing

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios