Câmara de Vereadores de Caçapava do SulDestaqueGeralSaúde

Vereadores participam de audiência com MP sobre as cirurgias de traumatologia

Na tarde desta terça-feira, dia 26, os Vereadores Mariano Teixeira e Marquinhos Vivian participaram de uma audiência com o Promotor de Justiça da comarca de Caçapava do Sul, Diogo Taborda, para atualizar o Ministério Público sobre as demandas de cirurgias de traumatologia dos pacientes de Caçapava do Sul, cujo a fila de espera ultrapassa quase três anos, principalmente as de alta complexidade.

Em 2018, os vereadores organizaram cinco reuniões com os pacientes que estão aguardando atendimento, a Secretaria de Saúde e o Promotor, para ajustar um calendário dessas cirurgias utilizando o consórcio intermunicipal de saúde, com os recursos que a Câmara aprovou no Orçamento do Município através de emenda, sancionada pelo Prefeito. Essas cirurgias pelo consórcio seriam paralelas com as do SUS, para tentar agilizar o processo e diminuir a fila, que na época eram mais de 25 pessoas.

Como a execução dessas cirurgias não andou conforme o esperado e sem um cronograma da Saúde, os vereadores procuraram o Promotor nesta terça-feira para encerrar este processo de reuniões e liberar para as pessoas procurarem individualmente os seus direitos, ou na parte administrativa ou judicial. ” A gente sabe que as cirurgias de traumatologia de alta complexidade é uma responsabilidade da União e do Estado, mas colocamos recursos no orçamento para agilizar a fila e beneficiar as pessoas que estão aguardando por muito tempo uma cirurgia, principalmente as de prótese no quadril. Infelizmente não tivemos muito sucesso porque poucas procedimentos pelos consórcio foram realizados, mesmo o município sendo o gestor SUS”, disse o Vereador Marquinhos Vivian.

O Promotor informou que vai aguardar um planejamento da saúde sobre esses casos e se não tiver sucesso as pessoas poderão procurar os seus direitos, tanto acionando judicialmente, como de forma administrativa junto a Secretaria de Saúde.

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios