Colunistas

Uma visita ao passado

O continente europeu é pura história, com suas batalhas, arquitetura, reis e rainhas, grandes impérios como o Romano, desbravamento de novas terras, berço da cultura ocidental, o solo europeu tem como característica a convivência natural entre antigo e o novo.
Acabei de retornar de uma viagem onde mergulhei na história do Velho Continente, lá pude me deparar com construções que datam do Império Romano lado a lado com a mais moderna arquitetura que o homem já pôde criar, embora em muitas cidades, principalmente nas capitais a parte antiga é preservada evitando que novas construções sejam feitas e sempre obedecendo a um limite de altura que normalmente é de dez andares, uma norma que vem do passado quando as construções não podiam ser mais altas do que o Palácio do Rei ou da Igreja que eram o poder máximo.
O continente europeu abriga dezenas de diferentes etnias, idiomas, costumes e origens, que convivem há centenas de anos e viajar no velho continente é voltar ao passado, lembrei-me das aulas de história que pareciam algo tão distante e que agora faziam sentido. Viajar é o momento para entendermos a história de cada lugar, nessa viagem tive a oportunidade de não apenas conhecer o presente, mas conhecer o passado de Países e lugares que fizeram a história do mundo.
Na Itália encontrei Roma uma cidade cheia de cenários do passado, locais que foram ocupados pelo Império Romano como Palácios e o Coliseu onde aconteciam as lutas entre Gladiadores, saindo de Roma chegamos a Pompeia uma cidade perto de Nápoles que foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79. Assis a cidade de São Francisco de Assis onde tem uma linda Igreja construída por ele, Firenze uma moderna cidade, Pádua terra de Tito Lívio 59 a.c. onde se encontra umas das Universidades mais antiga do mundo fundada em 1222 que teve como professor Galileu Galilei. Outras lindas cidades como Siena e Veneza a capital do Vêneto, rainha do mar Adriático, terra de Vivaldi, onde morou Marcopolo, com seus barquinhos no lugar de carros e água no lugar de ruas.
A linda Itália e suas regiões cada uma com sua característica: Lazio, Úmbria, Emília Romana, Toscana, Vêneto e Trentino nas montanhas ao norte da Itália divisa com a Áustria. Viajar na Itália é ver estilos: góticos, barroco e renascentista, obras de Galileu Galilei, Maquiavel, Girotto e principalmente Michelângelo com suas lindas pinturas como na Capela Cistina no Vaticano.
Andando um pouco mais chegamos a Áustria e seus Alpes, terra de Hitler, da ponte mais alta da Europa com 777 metros de comprimento e 657 de altura, grandes túneis que chegam a 16 km, da linda cidade chamada de Innsbruck.
Na viagem para a Suíça cruzamos no Principado de Liechtenstein pequeno país da sua linda capital Vaduz. Na Suíça impecável país com seus lindos Alpes coberto de neve própria para esquiar, terra do chocolate e do queijo, capital financeira do mundo das lindas cidades como Zurique e Lucerna onde está localizado o Monte Pilatus que me proporcionou uma das aventuras mais emocionantes da minha vida que foi subir no teleférico mais inclinado do mundo a 2.200 de altura.
Para finalizar a França do perfume e das famosas grifes chegando a sua capital Paris da torre Eiffel, do Palácio de Versalhes, do Museu do Louvre onde está o quadro mais visitado do mundo a Mona Lisa, da avenida mais famosa do mundo a Champs Élysées construída por Napoleão Bonaparte com o Arco do Triunfo ao final para comemorar as suas vitórias e não poderia esquecer o Rio Senna que a noite fica lindo num passeio de barco.

Luís Carlos Machado

Jornalista MTE 18.013/RS Graduado em Marketing

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios