Caçapava do SulCulturaDestaqueEducaçãoGeralRegião

Projeto pedagógico aborda horta escolar e sustentabilidade ambiental

O trabalho “Horta escolar e Sustentabilidade Ambiental” com a turma 34 do IME – Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques surgiu da intervenção “O desafio pedagógico da construção de uma comunidade sustentável na perspectiva da complexidade” da Professora Maria Cristina Oliveira Osório, mestranda do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UNIPAMPA, procurando aliar o currículo em ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os projetos institucionais desenvolvidos na escola, como o Projeto Vida Saudável do Departamento de Alimentação Escolar – DAE/SEDUC e Programa União faz a vida – SICREDI.
Partindo dos interesses das crianças, foi realizada uma expedição investigativa ao ETERRG a fim de impulsionar os estudos, criando um diário em que registram as investigações e aprendizagens, utilizando a horta escolar enquanto dispositivo de aprendizagem, o qual traz pistas das atividades necessárias para a construção dos conceitos de sustentabilidade e vida saudável.
As atividades propostas neste projeto trazem a preocupação de promover a aprendizagem na área de Ciências, entendendo-a como uma rede de significados que conduzam à construção dos conhecimentos científicos essenciais à vida cotidiana contemporânea. Nesse sentido, a horta escolar surge como dispositivo de aprendizagem, conectando e produzindo conhecimentos.
Assim, são utilizadas parcerias, como do Projeto de extensão e pesquisa da UNIPAMPA realizando oficinas de Compostagem e Coleta Seletiva de Lixo, para dar suporte ao projeto. Outras atividades estão sendo programadas no decorrer do trabalho pedagógico, como a Oficina de Alimentação Saudável, que será realizada ainda no mês de Agosto em Parceria com o DAE – Departamento de Alimentação Escolar, e com a colaboração da Nutricionista e Responsável técnica pela Alimentação Escolar no município Cleuza Borba e a Professora Lúcia Santos responsável pelo Projeto “Vida Saudável”.
O trabalho foi selecionado e participará da Feira de Ciências da Unipampa no dia 23 de agosto, demonstrando seu caráter investigativo e científico, com aprendizagens que constituem a cidadania.
“Cientes de que não podemos mudar o mundo, defendemos o pressuposto de que, com atitudes simples podemos interferir positivamente em nosso ambiente mais próximo, e por meio do conhecimento, da curiosidade e da investigação promover a consciência de que uma vida mais saudável como parte das escolhas realizadas diariamente e dos hábitos de vida adotados. Desta experiência, entendemos que o trabalho em parceria funciona, desde que seja bem planejado e amparado pela comunidade escolar, em prol da aprendizagem de nossas crianças.”

*Professora: Maria Cristina de Oliveira Osório – Pedagoga (URCAMP), Especialista em Gestão Educacional com habilitação em Orientação e Supervisão Educacional (UFSM) e Mestranda em ensino de Ciências (UNIPAMPA), atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul desde 2003.

Luís Carlos Machado

Jornalista MTE 18.013/RS Graduado em Marketing

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios