Caçapava do SulCulturaDestaqueGeral

Morre aos 97 anos o caçapavano, veterano de guerra, João Pedro Paz

O caçapavano veterano da 2ª Guerra Mundial, João Pedro Paz faleceu nesta quarta-feira, 16 de setembro em Porto Alegre.

Ele, que foi referência para a letra da música “Mia Gioconda”, cantada por Vicente Celestino, aos 17 anos, alistou-se para prestar o serviço militar e foi chamado para integrar a Força Expedicionária Brasileira e conheceu sua companheira Iole Tredici, vindo a casar e permanecerem juntos por 75 anos.

Confira a reportagem do site do Exército Brasileiro em 07 de julho deste ano, quando o casal comemorou 75 anos de união.

Porto Alegre (RS) – A letra da música “Mia Gioconda”, cantada por Vicente Celestino, relata a história do Tenente João Pedro Paz, nascido em Caçapava do Sul (RS). Aos 17 anos, alistou-se para prestar o serviço militar e foi chamado para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB). No dia 2 de julho de 1944, o então Soldado Pedro Paz embarcou em um navio americano, no porto do Rio de Janeiro, e seguiu para a Itália. Na época, tinha a função de soldado volteador e usava um fuzil semiautomático.

Numa das folgas, o soldado brasileiro solicitou licença ao seu comandante e, com um amigo e companheiro de farda, dirigiu-se à cidade de Pescia para um baile local. Lá conheceu a italiana D. lole Tredici e teve início uma história de amor que culminou com um casamento, por procuração, e a posterior vinda da moça para o Brasil.

Devido às medidas sanitárias relativas à COVID-19, não houve homenagens na residência do casal. No entanto, para parabenizá-los, a Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Regional Porto Alegre (ANVFEB-PA), com sede nas instalações da 3ª Região Militar, realizou uma emocionante reunião por videoconferência, que contou com a participação do General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército.

Essa história de amor de um veterano da FEB, em meio à 2ª Guerra Mundial, completou bodas de brilhante no dia 1º de julho de 2020 e serviu de inspiração para a canção Mia Gioconda, de Vicente Celestino, um dos mais populares cantores brasileiros da chamada Era do Rádio:

“… Vejamos o destino de um pracinha brasileiro
Partindo para a Itália transformou-se num guerreiro
E lá muito distante despontar o amor sentiu
E disse essas palavras a uma jovem quando a viu
Italiana la mia vita oggi sei tu
Io ti voglio tanto bene
Partiremo tutti insieme
Ti lasciar non posso piú …”.

Fonte: 3ª RM

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/11765617

Crédito: Arquivo pessoal/Gilberto T.C.Souza

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios