Prefeitura de Caçapava do Sul

Milhares de pessoas assistem Escolas e Entidades no 7 de Setembro

 

Milhares de pessoas foram à Rua XV de Novembro em Caçapava do Sul para assistirem ao Desfile Cívico de 7 de Setembro, na última sexta-feira. Promovido pela Secretaria de Educação, o evento contou com a participação de mais de 30 entidades.

A abertura teve início às 14h, em ponto, com a Brigada Militar, além da tradicional sirene comemorativa, com o veículo da BM abrindo os desfiles, em seguida desfilaram os Brigadianos fardados com seus filhos no colo e família. Após, foi a vez dos Bombeiros e Bombeiros Mirins (do Projeto Educar para Transformar, da Apli-k.

Os maratonistas do município carregaram as bandeiras de Caçapava do Sul (Gilberto Luis Tatsch), Rio Grande do Sul (Fellipe Teixeira de Lima) e Brasil (Charles de Jesus Tellier Dias).

A APAE, homenageada pelo 50 anos no Município, entrou em seguida na Avenida abrindo o desfile das entidades. Após foi a vez dos alunos e professores do Programa AABB Comunidade. Neste ano, como Tema Estadual foram comemorados os 100 anos do Tribunal da Justiça Militar no Rio Grande do Sul e tema Nacional os 50 anos do Projeto Rondon.

As Escolas Municipais de Ensino Infantil também levaram alunos, professores, servidores e pais para o Desfile Cívico, retratando a magia da Educação através do letramento e Leitura.

 

Tão logo as EMEIS desfilaram, a Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo, sob os olhares atentos da Presidente Fátima Jovane, também entoou músicas e hinos ao longo da Rua XV.

A Secretaria de Assistência Social trouxe para a Avenida as Oficinas e Oficineiros do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e temas importantes como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Exploração Infantil com o PETI e Conselho Tutelar, além da Turma da Ascai e Melhor Idade.

As Escolas de Ensino Fundamental também desfilaram mostrando a cultura local, o homem do campo Caçapavano, a Educação que Transforma e os Pontos Turísticos do Município.

Caçapavanos no Mundo (Egali Intercãmbios), Femuc e Escola do Atleta (projeto Social do município com mais de 200 crianças em futebol e vôlei) também fizeram bonito no Desfile.

As galera jovem da Dança e Patinação da Cia Levittá, do taekwondo (Physical) e Capoeira, além do Hip Hop da Ação Social e Arteiros Volks Club levaram uma diversidade cultura maior ao 7 de Setembro.

No encerramento do Desfile, o Prefeito Giovani Amestoy, acompanhado do vice, Luiz Guglielmin e do Secretário de Educação, Aristides Costa, fizeram o arriamento das Bandeiras (Brasil, Rio Grande do Sul e Caçapava do Sul, respectivamente), encerrando a Semana da Pátria que teve início no sábado, dia 1º de Setembro, com o acendimento da Pira e Hasteamento da Bandeira no Largo Farroupilha.

Participaram ainda do Desfile os Secretários: Ihoko Nakashima Mota (Fazenda); Zoe Silveira (Assistência Social); Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente); José Junior (Administração); Ines Salles (Saúde); João Timótheo (Cultura e Turismo); Rosangela Vieira (representando a Agropecuária, Indústria e Comércio); Paulo Henriques (Obras); ssia Freitas (Geral). Além dos Vereadores Paulo Pereira (PDT) e Ricardo Rosso (PP) e do pároco Rudinei Lasch.

Luís Carlos Machado

Jornalista MTE 18.013/RS Graduado em Marketing

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios