Caçapava do SulCulturaDestaqueGeralRegião

Entrevista: Festa do Divino – a avaliação do padre Rudinei Lasch

Por Gabriel Haag

Da redação | Grupo A Palavra

Aconteceu, recentemente, mais uma edição da Festa e Novena do Divino Espírito Santo, em Caçapava do Sul, na igreja Nossa Senhora da Assunção. A movimentação foi intensa, e os fiéis lotaram a paróquia, em um dos pontos mais altos da fé católica caçapavana. A reportagem conversou com o pároco, padre Rudinei Lasch, que falou mais sobre o evento. Confira!

Jornal A Palavra Regional/Portal CaçapavaOnline: Como percebeste o desenvolvimento de mais uma festa do divino?

Padre Rudinei: A Festa do Divino Espírito Santo tem uma tradição alicerçada na fé, na cultura religiosa e na história de Caçapava do Sul. Ela faz parte da vida do povo desta cidade. Desde 1839 ela está sendo vivenciada nestas terras, tornando a vida do povo caçapavano um novo Pentecostes, através da vinda do Espírito Santo.

Todavia, a cada ano, fortalecemos e melhoramos a estrutura da Festa do Divino. O casal festeiro Cléo dos Santos e Maria Goreti escolheram uma grande comissão que os ajudou a conduzir o evento religioso e festivo. Realizamos cinco festas nas comunidades do interior: São Pedro – Passo do Santa Bárbara; Divino Espírito Santo – Bom Jardim; São João Batista – Caldeirão; Nossa Senhora das Graças – Picada das Graças e São Geraldo – Seival. As festas no interior unem as comunidades, integram o povo e fortalece a fé.

As comunidades que realizam a festa do Divino se motivam e melhoram as estruturas físicas nas localidades. Esse processo ajuda na auto-estima, na união das famílias e na dignidade humana, mantendo a espiritualidade através do Divino Espírito Santo.

Jornal A Palavra Regional/Portal CaçapavaOnline: A festa e novena atingiu suas expectativas?

Padre Rudinei: A Festa do Divino Espírito Santo se renovou e se fortaleceu em sua estrutura e espiritualidade. As novenas foram momentos de muita fé e devoção. Com o tema: “Que a paz do Divino Espírito Santo habite em nossos lares”, foram realizadas reflexões com vários pregadores vindos de outras paróquias e cidades sobre o tema da paz, da Igreja, da família e da comunidade de fé.

A participação do povo foi intensa, onde todas as noites havia um grande público. Aconteceram momentos importantes: acolhida dos mordomos e convidados especiais; incenso diante do esplendor do Divino Espírito Santo; reflexão sobre o tema da noite; passagem das bandeiras para que o povo tocasse e fizesse o seu pedido ao Divino; bênção do Santíssimo Sacramento. Na parte festiva no salão paroquial aconteceu com jantares e bingos. Muitas instituições nos ajudaram na elaboração das jantas. O povo foi bem acolhido. Foram feitas doações de cestas básicas, carne de novilha e ovelha para os bingos.

O resultado financeiro ainda não foi contabilizado. Mas estamos com uma boa expectativa. Parte da renda será aplicada na construção de novos banheiros para o salão paroquial e a outra parte para a manutenção das despesas mensais da Paróquia. No dia 22 de junho, às 19h30min, no salão paroquial, a Comissão de Festeiros realizará um bingo em prol da Apae, da Ascai e do Lar do Idoso. É uma forma da Igreja ajudar estas relevantes instituições de nossa cidade.

Jornal A Palavra Regional/Portal CaçapavaOnline: Deixa uma mensagem aos nossos leitores, como forma de avaliação geral.

Padre Rudinei: A mensagem que deixo para o povo caçapavano é de paz. A Festa do Divino Espírito Santo nos move a viver a paz que vem de Deus: paz na família, no trabalho, na cidade e nas relações humanas. Deixo uma mensagem de união em prol dos necessitados. Cada um pode ajudar um pouco mais as nossas instituições que trabalham com famílias carentes. Vamos unir forças para transformar a realidade gritante que fere nossas famílias. Obrigado à Comissão de Festeiros pelo lindo trabalho. Obrigado às pessoas que colaboraram na Festa. Que o Divino Espírito Santo nos dê a paz.

Luís Carlos Machado

Jornalista MTE 18.013/RS Graduado em Marketing

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios