Caçapava do SulCoronavírusDestaqueGeralPrefeitura de Caçapava do SulSaúde

Centro Especial de Triagem inicia atividades

Por William Brasil

A partir desta quarta-feira (08) Caçapava do Sul passará a contar com Centro de Atendimento para Covid-19 e Síndromes Gripais. O local, que já funcionava na Capela Nossa Senhora de Fátima como centro de triagem para pacientes com suspeitas de coronavírus que buscavam o Pronto Atendimento, passou por reformulação, ganhou salas médicas para atendimento e uma equipe contratada para atender a população, como mais uma medida de combate a pandemia no município.

O local funcionará das 8h às 20h, com médico disponível para atender pacientes com síndromes gripais e, em caso de suspeita de Covid-19, será feita a coleta de PCR (exame enviado ao laboratório do Estado). O local funcionará como mais uma sala de atendimento de hospital de campanha para atendimento médico e identificação de pessoas com suspeitas de portar o vírus.

A Secretária Inês Salles informou que os testes rápidos não serão realizados no local, pois, foi feito uma parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para um melhor mapeamento do vírus no município, cuja coleta será direcionada de acordo com os especialistas para as amostragens. Além da Unipampa, também foi feita parceria com laboratórios do município para que, em caso de positivo IGM (com carga viral) do teste rápido, seja feita uma contraprova no laboratório haja vista a porcentagem de erro que o teste rápido possa apresentar, conforme notificou o Ministério da Saúde.

Prefeitura investe em medidas para combater pandemia:

Desde o início da Pandemia, a Prefeitura tem efetuado diversas ações de combate em Parceria com Comitê de Combate ao Coronavírus, que se reúne semanalmente com equipe da Secretaria. Já foram realizados mais de mil testes rápidos (número bem elevado em relação aos demais municípios gaúchos em proporção de habitantes), além de desinfecção de ruas, postos de atendimentos e Policlínica; bem como a colocação de totens de álcool em gel gratuito para a população em pontos estratégicos e doação de máscaras, e sabão liquido às pessoas em vulnerabilidade social. Nesta semana, a Prefeitura anunciou ainda a compra de uma UTI móvel, que deverá ficar disponível para o Centro de Atendimento ao Covid-19 em caso de necessidade de transferência de paciente.

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios