Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caçapava do SulCaçapava do SulDestaqueGeralRegião

Caçapava escolhe Patrono dos Festejos Farroupilha 2018

Representando o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pampa e Querência, Leonir Zeferino Pedroso Pereira foi escolhido pela comunidade tradicionalista de sua entidade como Patrono dos Festejos Farroupilha 2018.

Leonir iniciou as atividades tradicionalistas em 22 de Maio de 1983, no CTG Ronda Crioula, nas Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul, há exatos 35 anos. Já realizou cerca de 40 cursos sobre tradicionalismo, como Curso de Danças, de Indumentárias, Atualização do Manual de Danças, Chula e Declamação. Ao longo de 20 anos, participou de Seminários, encontros de Patrões e Prendas e outros aperfeiçoamentos da cultura gaúcha em suas diversas áreas.

Trabalhou em cerca de 45 entidades tradicionalistas, destacando o CTG Candeeiro do Pago (Candiota), o CTG Cultivando a Tradição (MS), CTG União e Tradição (SP), CTG Sentinela dos Cerros e CTG Passo do Picó.

Tem vasta experiência na organização e realização de eventos e projetos de alcance cultural. Atuou em mais de 60 eventos tradicionalistas, destacando 35 Semanas Farroupilha, 16 edições do Canto Moleque da Canção Gaúcha (Candiota), 3 edições do Artchê da Dança (Caçapava do Sul), 3 edições da Mostra Cultural de Caçapava do Sul (Invernada Artística do CTG Sentinela dos Cerros).

Fez parte da mesa avaliadora em mais de 30 festivais, destacando a Etapa Regional do Enart e 10 anos consecutivos da CIENA – Ciranda Estudantil de Canguçu.

Tem experiência administrativa no movimento gaúcho, com a participação de patronagens, conselho de vaqueanos, preparações para concursos, desenvolvendo sistemas de avaliação para grupos de danças. Além disto, destaca a participação de 15 anos na 18ª RT, atuando como coordenador artístico, 2º secretário e secretário.

Em Caçapava do Sul, trabalhou na Secretaria de Turismo, foi instrutor das Invernadas Artísticas do CTG Família Nativista, do CTG Sentinela dos Cerros, da Escola Antônio Lopes Jardim (Durasnal), do CTG Passo do Picó e do Grupo de Danças Guinheca (Durasnal). Apoiou o projeto de danças da Brigada Militar, da Escola Nossa Senhora das Graças e, atualmente, é instrutor de danças no CTG Pampa e Querência e da Escola Augusto Vitor Costa (Durasnal).

Foto: Prefeitura Caçapava do Sul

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios