DestaqueGeralPrefeitura de Caçapava do SulSaúde

Caçapava realiza uma super Conferência da Saúde

A Secretária de Município da Saúde e o Conselho Municipal de saúde, realizaram na sexta-feira, dia 12, a maior Conferência de Saúde já realizada em Caçapava do Sul.

Com a participação de aproximadamente 350 pessoas, a 8ª Conferencia Municipal de Saúde, destacou-se como a que contou com a maior participação da população em geral. Ênfase para o grande número de servidores municipais, de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes de entidades organizadas.

Nessa edição o tema foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Várias propostas foram debatidas, dentre elas, destaque para duas:
1ª) a definição imediata para o aumento de repasse financeiro da União ao SUS.
2ª) Urgente definição para a atenção básica de saúde, principalmente nas ações de média e alta complexidade, com aumento na capacidade de autorizações para internação hospitalar, as AIHs.

Os Delegados titulares eleitos para a Conferencia Estadual são:
Dos trabalhadores em saúde: Rosemari Werlang e Leila Xavier.
Dos trabalhadores em gestão: Inês Salles e Mayara Rosa.
Dos representantes dos usuários: Júlio César Oliveira da Rosa, Marta Regina Silva da Rosa, Margarete Félix e Elisabete Bonoto Leão.

O evento contou com a participação do Centro de Atenção psicossocial (CAPS) com a apresentação artística dos alunos usuários do centro, João Batista e Dirceu, que foi um sucesso, aplaudidos de pé.

A Drª Lúcia Mardini, especialista em saúde pública e chefe da vigilância em saúde do RS, ministrou uma das Palestra da Conferência.

A Secretária de Município da Saúde, Inês Salles, falou da importância do espaço democrático ali ocupado e exercido pelos participantes do evento, destacou as pré-conferências de saúde, que foram realizadas em 5 bairros da cidade, junto as estratégias de saúde da família, e em 5 comunidades rurais, onde foram retiradas pré propostas para a Conferencia Municipal e ainda proporcionou a escolha de 5 delegados usuários eleitos de cada comunidade.

Por fim, a Secretária da Saúde, Inês Salles, acrescentou; “Sempre acreditei que o SUS não se faz nos gabinetes e sim com a participação de todos, de cada um de todos nós”.

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios