Caçapava do SulGeral

Caçapava do Sul tem grande programação de carnaval

A Secretaria de Cultura e Turismo, após reunião realizada com os agentes culturais responsáveis pelo Carnaval no município, divulgou a programação para a festa que acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro.

Para a primeira noite de folia, 10/02, está programado a abertura do Carnaval, que acontece com o desfile das escolas de samba e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito Municipal Giovani Amestoy. Após, a festa segue com o tradicional baile de Carnaval, onde um palco coberto será montado em frente ao Centro de Cultura.  “Carnaval é um evento realizado a céu aberto, esse ano não teremos lonão, até mesmo porque prejudica acústica abafando o som. Já o palco para as bandas será coberto, garantindo a festa durante as quatro noites, mesmo com chuva” – explicou o secretário de Cultura e Turismo João Timotheo.

No dia 11, a partir das 16h acontece o Carnaval Infantil e à noite, o desfile das escolas de samba da cidade e na sequência baile de Carnaval.

Na terceira noite, dia 12, a Secretaria de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul está em tratativas finais para realizar uma apresentação de integração com os carnavalescos das cidades da região.

No último dia de festa, dia 13, também acontece o Carnaval Infantil, desfile das escolas de samba e o baile de encerramento.

Os desfiles estão previstos para começar as 21h. A concentração dos blocos e das escolas de samba será no cruzamento entre as ruas Coronel Coriolano Castro e XV de Novembro.
Conforme o secretário de Cultura e Turismo João Timotheo, a novidade desse ano é a avaliação das escolas de samba por uma equipe de jurados, que irão analisar harmonia e coreografia durante os desfiles. A escola campeã, juntamente com a Corte do Carnaval irá ganhar uma viagem a Porto Alegre, dia 24 de março, onde poderão acompanhar o desfile da escola campeã da Capital. “Planejamos o Carnaval para ser uma festa para toda família e todas as idades aproveitarem. Estamos pedindo para que cuidem os excessos e também ajudem com a limpeza da cidade, colocando papeis, latas de bebidas e garrafas nos lixos. A equipe da Secultur está trabalhando para que tudo ocorra conforme o planejado” – disse o secretário.

A respeito da segurança para as quatro noites de Carnaval, João Timotheo destacou que além do serviço particular o Capitão da Brigada Militar, em reunião realizada na semana passada, garantiu o reforço do efetivo.
“As tratativas iniciaram ainda o ano passado. O prefeito Giovani Amestoy buscou com antecedência apoio a Secretaria de Segurança Pública do Estado e também ao esquadrão local” – explicou João Timotheo.
A expectativa da Secultur é que mais de 15 mil pessoas participem do Carnaval em Caçapava durante as quatro noites.

Além de toda a estrutura do Carnaval, uma praça de alimentação, com aproximadamente 20 vendedores e banheiros químicos serão colocados em frente à Igreja Matriz. Ainda conforme o secretário João Timotheo, o Museu Lanceiros do Sul, durante o Carnaval, irá permanecer aberto das 9h às 15h, onde acontece uma exposição com fantasias de antigos carnavalescos do município.

Deixe uma resposta

Fechar