GERAL - 11/01/2018 - 08:17:07 (19 cliques)
Incra identifica território quilombola no interior do município

Foi identificado no último dia 28 de dezembro os territórios das comunidades remanescentes dos quilombos Picada das Vassouras e Quebra Canga, no interior do município de Caçapava do Sul, conforme divulgação do Incra-RS.

A publicação informa a área determinada pelo Incra/RS como território da comunidade, após uma série de estudos e levantamentos técnicos - são 66,5 hectares para o núcleo Picada das Vassouras e 19,6 ha para Quebra Canga, totalizando 86,1 ha. Com esta ação, as 14 famílias quilombolas cadastradas avançam no processo de regularização das suas terras.

O território abrange os dois núcleos comunitários porque, durante a elaboração do relatório sócio-histórico-antropológico, pesquisadores da empresa Terra Ambiental, contratada pelo Incra, constataram relatos idênticos de memória histórica, identidade étnica compartilhada, sociabilidade acentuada, parentesco, implicando inclusive na herança comum de uma gleba, além da proximidade geográfica.

Atualmente, 103 comunidades possuem processo de regularização de territórios quilombolas abertos no estado e quatro comunidades já possuem títulos de suas terras. 

Fonte: A. I. Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul
© CaçapavaOnline.net 2014 - Todos os direitos reservados.