CIDADE - 03/10/2017 - 10:07:28 (150 cliques)
I Seminário Danças Negras do Rio Grande do Sul acontece no fim de semana
I Seminário Danças Negras do Rio Grande do Sul acontece no fim de semana

Acontece nos próximos dia 07 e 08 /10 o I Seminário Danças Negras do Rio Grande do Sul que traz como tema “Saberes Negros: Educação,Direito e Cultura. O Seminário que acontecerá nos municípios gaúchos de Caçapava do Sul, Bagé, Lavras do Sul e Santana do Livramento é executado dentro do Cronograma do Projeto Xirê Dun “A Dança Celebra a História dos Negros no Pampa”. Em Caçapava do Sul, o evento acontece no sábado, 7, no Clube Harmonia.

O evento tem como público-alvo artistas negros e comunidade em geral, prevendo em sua programação palestras e rodas de conversa com griôs e pesquisadores da temática que destacam a importância de reconhecer e difundir as raízes históricas não só dos negros, mas também do brasileiro de uma forma geral.

Para a Produtora Cultural Isadora Bispo “Este Seminário é um dos diversos veículos que aborda através da arte da dança temas como: cidadania e direitos humanos,  a justiça social, a igualdade de direitos e oportunidades em nossa sociedade. É também um espaço onde  celebramos a contribuição de africanos/as, negros/as e/ou afrodescendentes, nas mais variadas modalidades de expressões culturais no Rio Grande do Sul.”

 

SOBRE O PROJETO:

O Projeto Xirê Dun: "A dança celebra a história dos negros no Pampa" foi contemplado via Edital SEDAC nº 03/2016 – Pró Cultura - RS FAC Regional, e tem apoio da Universidade Federal do Pampa e das Prefeituras locais, atua na formação de grupos de artistas da região do pampa gaúcho com foco na pesquisa e difusão da cultura negra. Xirê-Dun na língua Yorubá significa festa negra. Dança, alegria, popularidade, identidade e resgate da história dos negros do RS norteiam este projeto. Caçapava do Sul, Bagé, Lavras do Sul, Santana do Livramento e todo o Pampa poderão experimentar esta celebração da história dos negros. 

Ao longo dos 9 meses de execução do projeto estão sendo executadas 4 etapas no projeto, até o GRANDE FESTIVAL, a saber: Lançamento, Circuitos, Seminários e Oficinas. Hoje nos encontramos em preparação para a etapa de Seminários. Ou seja, já perpassamos pelo lançamento, mostrando e contextualizando o projeto, e também pelos circuitos, onde se resgatou um pouco da riqueza da história da dança negra, proporcionando colocar em prática o que se aprendia. Ao final, um grande festival na cidade de Santana do Livramento mostrará o produto de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos meses, que contará com a apresentação de todos os grupos de dança envolvidos no Projeto, em intercâmbio com grupos de artistas do Uruguai. Esta integração oportunizará a troca de saberes culturais inerentes a cultura negra no contexto binacional.

© CaçapavaOnline.net 2014 - Todos os direitos reservados.