CIDADE - 24/11/2014 - 20:23:14 (1897 cliques)
Brigada Militar apreende Dianeal PD-2 (líquido para diálise) que seriam colocados no lixo

Na tarde desta segunda-feira, dia 24, um ligação anônima surpreendeu os vereadores Luiz Fernando Torres (Boca) e Marquinhos Vivian, dizendo que uma carga com remédios iria ser descarregada na Associação de Catadores de Lixo de Caçapava do Sul. Como os vereadores estavam na sessão, o caso foi averiguado por assessores, que confirmaram o fato e chamaram a Brigada Militar.

Ao chegar ao local, a BM encontrou uma caminhão da Prefeitura Municipal carregado com um medicamento chamado Dianeal, usado para Diálise. Segundo informações o medicamento iria ser descarregado no local.

O caso foi levado para Delegacia de Polícia, onde o coordenador da Vigilância Sanitária, Arioci Maciel (Chico), explicou que as caixas estavam na casa de uma mulher, que recebia os medicamentos do Estado, através da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e não estava mais fazendo o tratamento. O medicamento foi acumulando em sua residência, então ela pediu ajuda da Secretaria de Ação Social que entrou em contato com a Vigilância Sanitária do município onde foram orientados por email, através de uma enfermeira da UFSM, que o liquido não continha riscos de contaminação que poderia ser jogado fora e que o seu invólucro poderia ser jogado no lixo reciclável.

Centenas de medicamentos foram apreendidos. Alguns com a data de validade vencida e outros ainda dentro do prazo em condições de uso.

Na Delegacia de Polícia, todas as partes envolvidas foram ouvidas e, de acordo com o Delegado Fabricio De Santis Conceição, o material será encaminhado a perícia e a Polícia irá investigar o caso.

A carga foi apreendida e a Prefeitura Municipal deverá ficar como fiel depositária dos medicamentos.

© CaçapavaOnline.net 2014 - Todos os direitos reservados.